segunda-feira, 9 de maio de 2011

I FESTIVAL DE BULULUS - incrições abertas até 30 de Junho de 2011


Festival transdisciplinar de espectáculos a solo. 
Bululu é um termo inventado no século de ouro espanhol para caracterizar o espectáculo apresentado apenas por uma pessoa, vulgarmente conhecido como monólogo ou solo.

"Bululu é um homem sozinho que anda a pé, entra numa aldeia, fala com o padre, diz-lhe que sabe uma comédia e alguma lôa, que junte o barbeiro e o sacristão e que lhas dirá para que lhe dêem algo para seguir viagem. E juntam-se estes e alguma gentinha mais numa casa e ele sobe para cima de uma arca e vai dizendo 'agora entra a dama e diz isto e aquilo'. O padre pede esmola com um chapéu, juntam 4 ou 5 reais, um naco de pão, uma tijela de caldo que lhe dá o padre e com isto prossegue o seu caminho, segue a sua estrela até onde calhar."  RIOS em 'Piolhos e Actores' de Sanchis Sinisterra.


O objectivo deste Festival é apresentar diversos espectáculos a solo, preferencialmente de artistas açorianos ou a residir nos Açores, de diferentes vertentes pertencentes ao domínio das artes do espectáculo. É proporcionado aos artistas e público um espaço intimo de fruição e comunhão das obras apresentadas. No mesmo dia será possível apreciar, por exemplo, um espectáculo de dança, um de teatro e outro de multimedia, estimando-se cada apresentação entre os 35 minutos a 1 hora. Cruzam-se no mesmo dia 3 apresentações de diferentes disciplinas, de outros tantos artistas de percursos e gerações diferentes. Dá-se preferência a estreias absolutas nos espectáculos a apresentar. Pretende-se assim oferecer um espaço de estimulo aos artistas para a criação e consequente apresentação pública.

Encontram-se abertas as inscrições para artistas residentes nos Açores até 30 de Junho de 2011.
Devem  inscrever-se através de e-mail enviado para despe.te.que.suas@gmail.com com o projecto de espectáculo a apresentar, contendo sinopse, ficha técnica, curriculos, necessidades técnicas, imagens e outros suportes que considerem relevantes para uma melhor apreciação do projecto.

Para informações adicionais usar o contacto de email em cima divulgado.