segunda-feira, 27 de junho de 2011

quinta-feira, 9 de junho de 2011

POEMA DO DIA, de 2ª a 6ª feira na Antena1-Açores




A Associação Cultural Despe-Te-Que-Suas, com o apoio da Direção Regional da Cultura do Governo dos Açores, e em co-produção com a RTP/ Antena1-Açores, inicia, a partir de 13 de Junho, a emissão de uma rubrica diária de poesia. 

"Poema do Dia" irá para o ar de segunda a sexta-feira, logo após o noticiário das 8 horas, repetindo-se a emissão pelas 18h45m antes do programa "Estação de Serviço", na Antena1-Açores.

Esta rubrica, um formato original de aproximadamente 3 minutos, conta com a direção de Nelson Cabral, música original de João Luís Macedo e com as vozes de São Medeiros, José Carlos Jorge, Margarida Benevides, Raul Resendes, Nelson Cabral, entre outros. Todos os dias será emitido um poema diferente, ao qual se juntam comentários do público, bem como, uma breve análise por parte de Urbano Bettencourt, consultor do projeto.

Durante quatro meses a Despe-Te-Que-Suas oferece um espaço com forte presença de poetas açorianos, sendo que nos primeiros quinze dias podem ser apreciados poemas de Natália Correia - o primeiro a ser emitido no Dia da Região Autónoma dos Açores - Vitorino Nemésio e Emanuel Félix, passando ainda por Mário Cesariny, Álvaro de Campos ou Florbela Espanca.


"Considero que o veículo radiofónico é um dos meios de comunicação de excelência na propagação direta da mensagem, ao mesmo tempo que atinge uma democrática abrangência de públicos.

O público necessita de fruição cultural e esta rubrica deverá ser uma interessante e eficaz forma de a proporcionar a um elevado número de pessoas. 

Creio também que o contato extemporâneo com a poesia declamada através deste veículo, deverá resultar num forte impacto na qualidade de vida emocional das pessoas que, hoje e cada vez mais, vivem um quotidiano repleto de elevados níveis de ansiedade.

Considero ainda que este projeto pode tornar efetiva a divulgação e promoção de obras de poetas açorianos, uma presença regular no elenco semanal dos poemas apresentados."

Nelson Cabral, ator/ encenador